Missão

Prestar assistência Médica em Gastroenterologia e Hepatologia de qualidade dentro de um sistema de saúde hierarquizado, aperfeiçoando técnicas de diagnóstico das doenças do aparelho digestivo, formando e qualificando recursos humanos, produzindo conhecimento e atuando no sistema de saúde valorizando os princípios de humanização.

Visão

Ser um Centro de Referência regional em Doenças do Aparelho Digestivo, em detecção e tratamento de Câncer do Aparelho Digestivo e Fígado, com atendimento humanizado e de qualidade.

Ser um Centro Universitário formador de recursos humanos de alta qualidade em Gastroenterologia e Hepatologia que favoreça o desenvolvimento humano, intelectual e a produtividade científica.

História de sucesso

O Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Unicamp tornou-se referência internacional na área de diagnóstico, no repasse de tecnologia e na transferência de conhecimentos graças a um substancioso apoio recebido de uma instituição nipônica. O acordo com a Japan International Cooperation Agency (Jica), com quem o Gastrocentro mantém estreita ligação desde 1990, é emblemático dos resultados proporcionados pelas relações mantidas pela Universidade com pesquisadores ou instituições científicas japonesas. A parceria com a Jica proporcionou inúmeros benefícios ao Gastrocentro, como capacitação médica e equipamentos, o que contribuiu significativamente para aprimorar o diagnóstico precoce de tumores gástrico, intestinal e hepático por meio de técnicas pioneiras no Brasil, colaborando para ampliar a expectativa de vida dos pacientes atendidos pela Unicamp.



O Japão é um dos maiores centros de gastroenterologia do mundo e a implantação do centro com o apoio da Jica teve como objetivos principais o aperfeiçoamento de técnicas de diagnóstico das doenças do aparelho digestivo, o aprimoramento do ensino médico na área da gastroenterologia, e a conseqüente melhora da assistência médica à população por meio do atendimento multidisciplinar. Tanto que o Gastrocentro passou a ser integrado pelas áreas de Cirurgia, Pediatria, Radiologia, Anatomia Patológica, Imunologia, Metabologia e Obesidade. Mensalmente a unidade realiza cerca de 700 exames gratuitos de quase duas dezenas de procedimentos.

GASTROCENTRO - UNICAMP © 2013 - Rua Carlos Chagas, 420 - Cidade Universitária - Campinas/SP - CEP: 13083-878