Tese de Doutorado Michel Gardere Camargo

No dia 06/09/2022, ocorreu a defesa de tese do Dr. Michel Gardere Camargo, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da FCM Unicamp, com orientação da Profa. Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono. Michel é coloproctologista, médico assistente do Gastrocentro.

Neste estudo clínico inédito, realizado no setor de Endoscopia Digestiva do Gastrocentro/UNICAMP, demonstrou-se que o uso da monitoração respiratória com capnografia durante colonoscopias aumentou a segurança do paciente, uma vez que contribuiu para evitar e detectar precocemente complicações relacionadas à sedação. Os resultados desta pesquisa serão publicados em breve no próximo exemplar da revista Arquivos de Gastroenterologia.

Título: Utilização da capnografia volumétrica na avaliação respiratória de pacientes submetidos à colonoscopia diagnóstica com insuflação de ar comprimido e gás carbônico.

Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono

Banca Examinadora:

Titulares

● Prof. Dr. Omar FeresColoproctologia – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

● Prof. Dr. Caio Sergio Rizkallah NahasColoproctologia – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

● Prof. Dr. Luiz Roberto Lopes: Cirurgia do Aparelho Digestivo – FCM – UNICAMP

● Profa. Dra. Derli Conceição MunhozAnestesiologia – FCM – UNICAMP

Suplentes

● Prof. Dr. Luiz Henrique Cury Saad: Coloproctologia – Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP

● Prof. Dr. João José Fagundes: Coloproctologia – FCM – UNICAMP

● Profa. Dra. Cristiane Kibune Nagasako Vieira da Cruz: Gastroenterologia – FCM – UNICAMP