Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais

O laboratório estuda as alterações imunológicas e moleculares que ocorrem nas doenças inflamatórias intestinais (DII), em modelos experimentais e em amostras biológicas humanas, com foco especial na identificação de novos biomarcadores e alvos moleculares para desenvolvimento de novas terapias. As pesquisas em DII nos seus aspectos moleculares vêm sendo realizadas desde 2004 pelo Serviço de Coloproctologia do Departamento de Cirurgia, em colaboração com o Laboratório de Sinalização Celular do Departamento de Clínica Médica. Desde este período, têm-se investigado os aspectos inflamatórios, vias de sinalização celular e de apoptose na mucosa de reservatórios ileais de doentes operados por Retocolite Ulcerativa, para se entender o potencial inflamatório desta mucosa mesmo após o procedimento cirúrgico curativo. Além disso, as características do tecido adiposo mesenterial próximo à área intestinal afetada pela doença de Crohn e suas implicações no desenvolvimento das formas mais graves da doença têm sido amplamente estudadas. Em junho de 2014, o Laboratório de Investigações em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII) foi oficialmente criado, ligado à Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e ocupando espaço físico no Gastrocentro – UNICAMP, dando continuidade às pesquisas acima mencionadas, além de outras que envolvem as alterações imunológicas e moleculares das DII, com foco especial na identificação de novos biomarcadores e alvos moleculares para desenvolvimento de novas terapias. O laboratório recebe o apoio de instituições internacionais desde 2014, por meio de um Convênio de Pesquisa entre a UNICAMP e o Institut d’investigacions Biomèdiques August Pi i Sunyer, vinculado ao Hospital Universitário Clínic de Barcelona, e mais recentemente por meio de um acordo com o Quadram Institute de Norwich, Inglaterra. O principal foco destes acordo de colaboração é o desenvolvimento de biomarcadores em DII para estabelecimento de fatores prognósticos e de melhores estratégias terapêuticas.

Equipe de Trabalho

É formada por:

1 pesquisador sênior

2 pesquisadores associados

3 pesquisadores de Pós-Doutorado

7 alunos de Doutorado

5 alunos de Mestrado

9 alunos de Iniciação Científica

Localização e constituição física

Está localizado no primeiro andar do Gastrocentro e conta com os seguintes setores:

1) Sala de Cultura de Células (equipada com fluxo laminar, estufa de CO2, banho úmido e microscópio ótico)
2) Sala de PCR (Fast Real-Time PCR System)
3) Sala de Freezers (-20ºC, -80ºc) e Geladeiras
4) Aparatos para Western-Blotting (sistema de eletroforese, sistema para transferência, fotodocumentador) e ELISA
5) Equipamentos laboratoriais (agitador pendular, agitador tipo gangorra, banho seco, agitador orbital tipo vórtex, pipetas automáticas, balança de precisão, balança analítica).
6) Aparatos para Histologia (PT-Link)

Serviços prestados à comunidade:

Participação no Curso anual de Divulgação “Ciências Além da Sala de Aula” destinado a alunos do Ensino Médio de Escola Pública (https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/curso-na-fcm-aproxima-alunos-da-rede-basica-de-ensino-do-dia-dia-da-universidade e https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/fcm-realiza-ii-encontro-ciencia-para-alem-das-salas-de-aula-pela-internet).

Participação no Encontro semestral dos pacientes com Doença Inflamatória Intestinal (DII) e seus Familiares, promovido pela Equipe Multidisciplinar do Ambulatório de DII do Gastrocentro (https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/22o-encontro-dos-pacientes-com-doenca-inflamatoria-intestinal e https://www.gastrocentro.unicamp.br/eventos/23o-encontro-dos-pacientes-com-doenca-inflamatoria-intestinal)

Pesquisadores Colaboradores:

Prof. João José Fagundes (Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Cirurgia);

Prof. Lício Augusto Velloso (Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Clínica Médica e OCRC);

Profa. Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono (Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Cirurgia);

Profa. Marciane Milanski (Faculdade de Ciências Aplicadas – Limeira, Departamento de Nutrição);

Profa. Dra. Livia Bitencourt Pascoal (ex-pós doutoranda do LabDII);

Prof. Dr. Marco Aurélio Vinolo (Instituto de Biologia, Departamento de Microbiologia e Imunologia;

Prof. Dr. Luiz Roberto Lopes (Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Cirurgia);

Profa. Cristiane Kibune Nagasako (Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Clínica Médica).

Pesquisadores Internacionais:

Profa. Azucena Salas, Institut d’investigacions Biomèdiques August Pi i Sunyer – IDIBAPS, Universidade de Barcelona;

Pesquisadora Isabella Dotti, Institut d’investigacions Biomèdiques August Pi i Sunyer – IDIBAPS, Universidade de Barcelona;

Dra. Naiara Beraza, Quadram Institute, Norwich, Inglaterra;

Prof. Dr. Patrick Daniel Varga-Weisz, Universidade de Essex, Reino Unido.

Agências Financiadoras e Convênios: FAPESP, FAEPEX, CNPq, Convênio de Pesquisa internacional com IDIBAPS (Barcelona) e com o Quadram Institute (Norwich), Convênio com empresa privada, Convênio com a Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII)

Laboratório certificado pelo Diretório do CNPq de Grupo de Pesquisa no Brasil (Grupo de Estudos em DII Translacional): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0207799090683699

Informações para contato

Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais