Destaques Noticia

Gastrocentro – Unicamp realiza mutirão de colonoscopia em conjunto com Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

As Equipes de Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia e Proctologia do Gastrocentro – Unicamp realizarão um mutirão de colonoscopias no dia 24 de março de 2023. Esse evento será realizado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Regional de São Paulo e fará parte da campanha Março Azul – Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal.

Gastrocentro- Unicamp realiza mutirão de colonoscopia em conjunto com Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Março é o mês dedicado ao combate do câncer colorretal, o terceiro tumor que mais causa mortes e o segundo mais incidente em homens e mulheres por volta dos cinquenta anos, depois do câncer de próstata e mama. Hoje, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3% sendo que ela é mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham histórico familiar da doença. No Brasil, o câncer colorretal atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortalidade em virtude da doença aumente até 2025. Apesar da alta mortalidade, o câncer colorretal tem cura, especialmente quando diagnosticado precocemente. Infelizmente, nos dias atuais, 85% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor.

Para o dia do mutirão, está programada a realização de cinquenta colonoscopias para pacientes com necessidade de rastreamento de neoplasia colorretal, além de atividades didáticas e de conscientização junto a população e profissionais da Saúde. O Gastrocentro – UNICAMP tem realizado mutirões de colonoscopia ao longo do ano como campanha anual e foi um dos três locais escolhidos pela SOBED-SP para a realização de mutirões no Março Azul, que acontecerão no mesmo dia no Hospital de Câncer de Barretos e no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.